quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

AUTOR EM RESIDÊNCIA: LAUREN KATE 1/4

O site TOTALLY RANDOM BOOKS da Editora Random House do Reino Unido está fazendo um especial em 4 partes com Lauren Kate, onde ela dá dicas de como se tornar um escritor. Confiram a primeira parte:

Todos os grandes escritores começam como grandes leitores. Para a maioria dos aspirantes a escritores, um amor pela leitura é cultivado naturalmente, a partir de uma idade precoce. É fácil – e tão delicioso – para um leitor sério escapar para dentro de um grande livro. Mas você sabe como ler ativamente e propositadamente? Que tipo de dicas vão ajudá-lo a transformar o tempo que você gasta enrolado com um romance favorito em um aprendizado que vai ajudá-lo a escrever o que poderia ser um dia o romance favorito de alguém? Este mês eu gostaria de compartilhar minhas orientações para ler como um escritor:

 Author in Residence

Dica #1 Leia o máximo que puder, o mais amplamente possível: Em primeiro lugar, procure por outros romances que orbitam o mesmo mundo sobre o que você está interessado em escrever. Saiba as características de seu gênero. (E por "gênero" eu simplesmente quero dizer "categoria". Toda escrita cai em um gênero – de ficção científica, ao realismo contemporâneo, às revistas acadêmicas. Gênero nunca é e nunca deve ser um termo pejorativo). Aprenda as regras e como quebrá-las. Descubra o que você acha que é mais emocionante sobre o seu gênero e o que você acha que são as maiores armadilhas. E em seguida – pegue um livro que esteja fora de medida do mundo em que você está escrevendo o quanto for possível. Pegue um livro de não-ficção sobre ciência popular ou um clássico Russo antigo e espesso. Confie que você pode aprender algo que irá expandir sua mente e sua capacidade como escritor em cada livro que você curtir. Mas não perca seu tempo. Obviamente, nem todos os livros são para todos os leitores. Isso é bom! Eu dou a maioria dos livros de cinquenta páginas; se eu não sou viciado como um leitor, depois disso, eu passo para outra coisa. Leia vários romances de uma vez! Quando comecei a escrever romances Jovens-Adultos, comecei alternando entre um romance Jovem-Adulto contemporâneo, um livro de não-ficção, e um romance clássico – às vezes tudo no mesmo dia. Agora, por exemplo, eu estou lendo um livro de não-ficção sobre a história de lágrimas chamado Crying, bem como Moby Dick e o espertacular de Margot Lanagan, The Brides of Rollrock Island. Gosto da maneira como os textos interagem uns com os outros. É quase como se todos os livros que estou lendo ao mesmo tempo estivessem na mesma sala, esbarrando uns nos outros, às vezes tenho que pedir desculpas por pisar no calo das outras histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário