O site TOTALLY RANDOM BOOKS da Editora Random House do Reino Unido está fazendo um especial em 4 partes com Lauren Kate, onde ela dá dicas de como se tornar um escritor. Confiram a primeira parte:
Todos os grandes escritores
começam como grandes leitores. Para a maioria dos aspirantes a escritores, um
amor pela leitura é cultivado naturalmente, a partir de uma idade precoce. É
fácil – e tão delicioso – para um leitor sério escapar para dentro de um grande
livro. Mas você sabe como ler ativamente e propositadamente? Que tipo de dicas
vão ajudá-lo a transformar o tempo que você gasta enrolado com um romance
favorito em um aprendizado que vai ajudá-lo a escrever o que poderia ser um dia o romance favorito de alguém? Este mês eu gostaria de compartilhar minhas
orientações para ler como um escritor:
Dica #1 Leia o máximo que
puder, o mais amplamente possível: Em primeiro lugar, procure por outros
romances que orbitam o mesmo mundo sobre o que você está interessado em
escrever. Saiba as características de seu gênero. (E por "gênero" eu
simplesmente quero dizer "categoria". Toda escrita cai em um gênero –
de ficção científica, ao realismo contemporâneo, às revistas acadêmicas. Gênero
nunca é e nunca deve ser um termo pejorativo). Aprenda as regras e como
quebrá-las. Descubra o que você acha que é mais emocionante sobre o seu gênero
e o que você acha que são as maiores armadilhas. E em seguida – pegue um livro
que esteja fora de medida do mundo em que você está escrevendo o quanto for possível.
Pegue um livro de não-ficção sobre ciência popular ou um clássico Russo antigo
e espesso. Confie que você pode aprender algo que irá expandir sua mente e sua
capacidade como escritor em cada livro que você curtir. Mas não perca seu
tempo. Obviamente, nem todos os livros são para todos os leitores. Isso é bom!
Eu dou a maioria dos livros de cinquenta páginas; se eu não sou viciado como um
leitor, depois disso, eu passo para outra coisa. Leia vários romances de uma
vez! Quando comecei a escrever romances Jovens-Adultos, comecei alternando
entre um romance Jovem-Adulto contemporâneo, um livro de não-ficção, e um romance
clássico – às vezes tudo no mesmo dia. Agora, por exemplo, eu estou lendo um
livro de não-ficção sobre a história de lágrimas chamado Crying, bem como Moby
Dick e o espertacular de Margot Lanagan, The Brides of Rollrock Island. Gosto
da maneira como os textos interagem uns com os outros. É quase como se todos
os livros que estou lendo ao mesmo tempo estivessem na mesma sala, esbarrando uns
nos outros, às vezes tenho que pedir desculpas por pisar no calo das outras
histórias.
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