quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Lauren Kate dá dicas para você se tornar um escritor

Celebrando o Outono com Orientações de Escrita


O Outono me faz pensar em novos começos: novo ano escolar, novos amigos, novas oportunidades, e (se você é como eu) um novo livro. Às vezes estou sortuda o bastante para ter muitas ideias de romances flutuando em torno de minha mente – mas não tenho pistas de como transformar a ideia em uma história. Outras vezes, eu sinto falta da primeira faísca de inspiração, mas estou certa de que uma vez que eu obtiver isso, terei todas as ferramentas para me sentar e escrever algo inspirador.

Se você está esgotadamente distante em um primeiro rascunho, pronto para enviar a sua história para o mundo, ou apenas começando a anotar ideias em um diário, todos lutam durante o processo de escrita. Em homenagem ao novo manuscrito, já que atualmente estou passando por isso, eu pensei em partilhar algumas das minhas dicas favoritas de escrita.

Então, como posso começar?

Primeiro, nunca desligue o escritor. Se estou no computador ou no mundo, me inspiro com o tanto de coisas ao meu redor que eu puder. Talvez seja uma música ou uma imagem que eu não consigo tirar da minha cabeça. Talvez seja um pedaço de uma conversa ouvida. (Espionagem é um dos meus passatempos favoritos, então tome cuidado com o que você diz no meu alcance auditivo ou você pode acabar no meu próximo livro.) Eu me deleito na minha curiosidade. Eu sou uma vigilante observadora. Eu acredito que a inspiração está ao nosso redor. É por isso que os escritores nunca estão entediados – e por isso estamos sempre rabiscando freneticamente em notebooks pequenos ou em nossos celulares.


Assim que eu obtenho minha faísca de inspiração, muitas vezes tenho de meditar sobre isso durante um tempo. Às vezes isso leva um dia... às vezes leva seis meses... ou seis anos. Deixe isso em repouso. Você saberá quando estiver pronto para escrever. As pessoas dizem que há dois tipos de escritores: os conspiradores e os mergulhadores. Nestes dias, o enredo me ajuda a ver a forma da história que quero criar. Mas eu não queria escrever sempre assim. Se você não sentir como traçar a sua história com um esboço, apenas mergulhe certamente e comece a escrever. Deixe seus personagens surpreendê-lo. Siga-os por caminhos inesperados. Vá tão fundo quanto você puder em suas alegrias e tristezas – então vá mais fundo. Não se preocupe sobre onde a história está indo se você estiver energizado por seus personagens. Você pode (e vai) voltar atrás e mudar as coisas em futuros rascunhos. Não há necessidade de criticar o seu trabalho no primeiro esboço. Os primeiros rascunhos são esqueletos, começos de coisas belas.

Você vai ficar preso. Nós todos ficamos presos. Isso sempre parecia acontecer comigo quando eu apenas estava começando no fluxo. O bloco dos escritores é terrível, mas não é um inimigo insuperável. Não desista. Finalize suas histórias. Veja como:


Às vezes isso me ajuda a olhar para a cena de um ângulo diferente. Eu escrevo em torno disso antes que eu possa escrever através disso. Digamos que eu estou tentando escrever sobre o meu personagem principal confrontando um medo importante, mas eu não posso obter qualquer influência em seu emocional e passar para a situação. Às vezes eu vou imaginar como alguém – o namorado da personagem, sua melhor amiga, alguém que ela discutiu recentemente – que pode ter testemunhado aquele medo na sua frente. O que esses outros personagens notaram sobre o meu protagonista que eu não poderia notar? É emocionante confiar em seus personagens o bastante para permitir-lhes conhecerem um ao outro melhor do que você pode suspeitar que você os conhecesse.

Quando eu não consigo chegar ao núcleo de um momento de emoção, eu gosto de substituir. Eu escrevo um parágrafo inteiro sobre um pôr do sol, em vez de apenas uma frase. Então eu volto e determino qual imagem é a mais forte, qual imagem reflete alguma coisa nova sobre meus personagens. Eu mantenho essa imagem e corto o resto. Eventualmente, essas imagens fortes começam a aparecer em primeiro lugar na minha mente. E antes que eu saiba, eu estou de volta em meu fluxo inspirador... pelo menos até o bloco do escritor atacar novamente.

Quando você finalizar um rascunho, eu aconselho você a encontrar um amigo escritor para compartilhar seu trabalho com ele. Você estará à procura de alguém que possa compartilhar a sua visão sobre o que a história quer ser – não alguém que vai fazer a sua história do tipo que este escreveria. Essas pessoas são difíceis de encontrar, mas elas valem a pena de procurar e agarrar. A crítica construtiva deste tipo de leitor é um grande presente para a sua escrita. Tome imediatamente as sugestões que sinta que sejam certas, descarte imediatamente as que parecerem erradas, sente-se com os problemas (eles são geralmente os melhores, e os mais difíceis de absorver em sua história). Não tenha medo de revisar. É o passo que faz com que as histórias ganhem vida.

Finalize suas histórias. Finalize suas histórias. Finalize suas histórias.


Escrever conselho é pessoal. Tenha em mente que estas direções são simplesmente a minha opinião sobre o meu próprio processo. O que quer que faça você ficar feliz em seu teclado ou notebook ou celular ou máquina de escrever é o melhor conselho de escrita para você.

Ainda não tem certeza de como começar, que tal um incentivo de escrita?

Olhe ao redor e anote as três primeiras palavras que você vê. Elas podem ser palavras na TV, em uma capa de livro, em uma passagem porta afora, qualquer coisa. Use todas as três em uma frase, e escreva uma história que se desenvolva a partir dessa frase. O resultado pode ser bizarro. Esse é o ponto. Permita que o seu eu criativo escreva sem expectativas e veja o que virá com isso.

Qual é o seu incentivo favorito ao escrever? O que você faz quando está incapacitado de escrever? Onde você procura por suporte? Sinta-se livre para compartilhar altos e baixos de sua escrita conosco na seção de comentários abaixo.

Desejando-lhe escritas inspiradas e curiosas,

Lauren

Nenhum comentário:

Postar um comentário