quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

EXCLUSIVO: Em entrevista ao site THE AESTHETE, Lauren Kate traz informações sobre seu novo livro (Teardrop) e confirma que está trabalhando na adaptação de Fallen para o cinema



RAINHA DOS ADOLESCENTES

COM SEUS ROMANCES DA SÉRIE FALLEN, A SENSAÇÃO DA LITERATURA JOVEM-ADULTO, LAUREN KATE, GANHOU OS CORAÇÕES E MENTES DE MILHÕES DE LEITORES ADOLESCENTES AO REDOR DO MUNDO. PRÓXIMO PASSO: UMA NOVA SÉRIE, UM NOVO BEBÊ E, NATURALMENTE, UM ACORDO DE ESTÚDIO.

por LULU BERTON    fotografia ANDREW DURHAM


Crystal Gayle toca no vinil ao fundo e um boxer de resgate animado chamado Milo se espalha no sofá da requintada Hollywood Hills, casa que Lauren Kate compartilha com seu marido, o compositor e poeta Jason Morphew.

"Escrever é como se apaixonar", diz Kate, grávida de sete meses. "Você tem que beijar muitos sapos antes de encontrar seu príncipe." Sapos que ela tem beijado, e príncipes que ela tem encontrado.

Kate, uma beleza pré-Rafaelita que projeta uma intensidade tranquila, mas formidável, é a autora best-seller da Série Fallen, que inclui os romances Fallen, Tormenta, Paixão e Êxtase e a coletânea de contos Apaixonados. "Levei 10 anos para encontrar um agente, mas um mês depois que eu o fiz, eu tinha uma editora e um contrato de livro", ressalta. Agora, sua obra foi traduzida em mais de 30 línguas, e a Disney adquiriu os direitos do filme para toda a série (Kate está atualmente trabalhando na adaptação de Fallen para as telas).

"Eu estou feliz quando estou me esforçando", diz Kate, que cresceu em Dallas e se formou em escrita criativa enquanto participava da Universidade de Emory, em Atlanta. "Eu gosto de desafios, objetivos que se sentem inatingíveis." Antes de se tornar uma autora best-seller, Kate pagou suas dívidas por cinco anos como uma editora de livros da HarperCollins, em Nova York. "Metade do meu tempo foi gasto na leitura de manuscritos de outras pessoas, e decidindo se eles estavam aptos para publicação. Todo o tempo, eu estava enviando meu próprio trabalho e obtendo esses pequenos lapsos de rejeição. Eu parei de escrever várias vezes, mas de alguma forma sempre encontrei o meu caminho de volta para isso."

Em Nova York, ela alugou uma mesa na The Writers Room na Union Square, escrevendo quase todas as noites e nos fins de semana. Sua resistência a fez terminar dois romances, ambos rejeitados. "As histórias eram muito insulares", ela diz de seu trabalho inicial. "Elas destacavam personagens que não tinham circuito maior, sem lugares reais no mundo." Como as demissões concisas de seu trabalho continuaram a se acumularem, Kate finalmente se viu à beira de realmente desistir. Em seguida, ela recebeu um tipo diferente de "passe" em seu trabalho. "Foi uma peça cheia de papel, uma carta personalizada com notas sobre meu romance. Era uma boa carta de rejeição", diz ela. A resposta considerada foi o suficiente para mantê-la bem.

No outono de 2007, Kate deixou Nova York para o pastoral norte da Califórnia, onde se matriculou no programa de pós-graduação na U.C. Davis. "Parecia ideal estar de volta em um ambiente acadêmico", diz ela. "Eu pensei que eu deveria dar-me dois anos, e se eu fracassasse naquele terceiro romance, eu voltaria para a edição."

A decisão de ir para o oeste acabou por ser, talvez, a melhor escolha que ela já tinha feito. Foi lá que ela conheceu Morphew, um Arkansaniano que lançou vários álbuns aclamados sob um acordo com a Sony Music nos anos 2000 antes da amerissagem dos acordos obscuros do negócio da música para as sombras da torção de poesia e crítica literária. "Apaixonar ajudou a minha escrita", diz ela. "Eu estava trabalhando no prólogo de Fallen no fim de semana que Jason se declarou para mim, então, desde o início da série tenho me misturado com o meu próprio romance."

A Estrela-cruzada dos amantes de Kate têm cativado leitores de todo o globo, a ponto de a autora se tornar uma espécie de conselheira amorosa a seus fãs. "Eu não solicito esse papel, mas eu adoro isso", admite ela. "Às vezes me sinto como uma colunista conselheira do Dear Abby quando meus leitores compartilham suas próprias histórias de amor comigo."

Talvez seus anjos caídos foram a chave em fazer todos os seus sonhos se tornarem realidade? Eles vieram e falaram com ela no outono de 2008, enquanto ela estava estudando o Antigo Testamento, em Davis. Kate foi praticamente arrastada para a parte de Gênesis que fala sobre um grupo de anjos que olham para baixo do céu, vê as mulheres mortais na terra e as acham lindas. Estudiosos sugerem que a atração dos anjos pode ser a razão pela qual eles foram expulsos do céu.

"A ideia pareceu cosmicamente grande: um anjo desistindo de tudo sobre sua identidade pelo amor", diz Kate. "As complexidades da angelologia tem mantido meu interesse por cinco livros." A série acompanha um grupo de anjos caídos no rescaldo da guerra entre o céu e o inferno que constantemente lida com as ambiguidades do bem e do mal.

"O Deus judeu nasceu do zoroastrismo", diz Kate. "No Torá, o bem e o mal são dois lados da mesma moeda. Eles não são tão distintos como eles se tornam no cristianismo. "Na verdade, seus anjos podem ser tão imperfeitos, teimosos e imprudentes como seus demônios podem ser leais, competentes e bonitos." Eu nunca quis que a história fosse sobre triunfo do bem sobre o mal. Eu queria que fosse de outra coisa se levantando e chamando os dois em questão. Isso é algo que acabou por ser o amor."

O sobrenatural intriga, fascinando a teologia, e a ação com consequências cósmicas permeiam a história de amor entre os dois personagens principais da série, Luce e Daniel.

"O amor é uma busca para descobrir quem somos. É sobre sermos confrontados com opções diferentes, maneiras diferentes de amar, e como esses eventos moldam o nosso caminho nessa busca em direção a auto-descoberta e autonomia."

Ironicamente, foi o marido dela que se tornou a inspiração para o personagem do demônio sedutor, Cam. Morphew não se importa de interpretar esse tipo de muso. Na verdade, ela diz: "Ele é o meu primeiro leitor. Discutindo a minha escrita com Jason me dá uma melhor compreensão sobre os personagens." Enquanto falamos, Jason passa com Milo. "Nós lemos o trabalho dos outros, embora eu seja impaciente com enredo", ele diz. "Eu prefiro o clímax constante da poesia lírica".

Kate credita sua determinação para conquistar a mecânica da narrativa como um elemento chave no sucesso da série. "Eu nunca tive problemas com personagem, mas isso me levou 10 anos para descobrir o enredo," Kate admite. "Por um tempo, eu não me preocupei com isso. Eu estava deixando os personagens lentamente encontrar o seu caminho ao longo da história. Finalmente, eu tinha de ensinar a mim mesma a mecânica da narrativa."

Ela acaba de terminar o primeiro livro de uma nova série chamada Teardrop, com lançamento previsto para outubro de 2013. A história é centrada em uma garota com lágrimas poderosas que inundam o nosso mundo e aumenta o continente perdido de Atlântida. Lauren tem um lema que ela vive? "Sonhe grande – e termine suas histórias."

Durante o meio de um projeto, Kate entra em uma espécie de hibernação, escrevendo com poucas interrupções, até que ela termine. Sua maneira favorita de descontrair é na cozinha. "Escrever é tão fisicamente sedentário e mentalmente desgastante. Cozinhar é o oposto. Seu corpo se move, mas o seu cérebro pode fazer o que quiser. Ele pode passar em branco. Pode derivar-se. Eu acho que na minha próxima vida eu seria uma cozinheira chefe."

2 comentários:

  1. Amo a série Fallen e queria saber mais da saga nos cinemas. Alguma novidade?
    me siga no meu blog Caidososanjos.blogspot.com
    bjs, espero resposta hein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas! Obrigada pela visita ao blog... Qualquer novidade sobre o filme/livro será postada aqui! Bjs ;D

      Excluir