quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

AUTOR EM RESIDÊNCIA: LAUREN KATE 3/4


Terceira parte das dicas de escrita:

Author in Residence

Tome notas: A tendência de um leitor devotado com um livro verdadeiramente notável é escapar completamente no texto, esquecer seus arredores e entrar no mundo da história. Eu sei que esta é uma atividade deliciosa, e, ocasionalmente, permito-me a indulgência. Mas a maior parte do tempo, eu luto para manter minha mente ligeiramente acima da superfície de um grande livro para que eu possa perguntar a mim mesma as questões que vão fazer a leitura não apenas agradável para mim como leitor, mas também produtiva para mim como escritor. Quando um livro me faz rir, chorar, ou gritar "Uau!" eu paro. Levo um minuto e me pergunto como o escritor tirou este feito milagroso. Eu rastreio os passos que levaram à minha resposta emocional. Como é que o escritor lida com o ritmo que conduz a esse momento crítico? Será que as coisas retardam ou aceleram muito? Quando fez o personagem deixar de ser uma entidade separada para o terno que eu coloquei, fechado, e se tornar? Como e onde foram plantadas as sementes ao longo do livro para tornar este momento particular de modo eficaz? Eu tenho a sensação de que o autor sabia o tempo todo que este momento seria revelador, ou sinto como se uma daquelas bolas de curvas mágicas foi jogada no cérebro, por vezes, em um escritor no calor da digitação? Todas estas questões irão produzir respostas altamente subjetivas. Se eu tivesse que responder, pediria a outro leitor a respondê-las, e pediria para o escritor respondê-las também, teremos três jogos completamente diferentes de respostas – o que não importa. O que importa é que lições você, o leitor afetado, quer tirar de sua experiência. O que importa ainda mais é como você pode aprender a aplicar estas lições para sua própria escrita no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário